Wilson Lima prestará depoimento na CPI da Pandemia no próximo dia 10 de junho
A decisão da CPI da Covid de antecipar de 29 de junho para a próxima quinta (10) o depoimento do governador Wilson Lima deve elevar a pressão sobre o STF, conta Ana Viriato na Crusoé.
Alvo da quarta fase da Operação Sangria, o governador Wilson Lima (PSC) teve o seu depoimento antecipado para o próximo dia 10 (quinta-feira), na CPI da Pandemia, do Senado Federal. O inquirimento do chefe do Executivo estava previsto para ocorrer no dia 29 de junho. A antecipação do depoimento de Wilson Lima foi solicitada pelo autor do requerimento de convocação do governador, senador Marcos Rogério (DEM-RO), nesta quarta-feira (02/06), e acatada pelo presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD).
Wilson é visto como um dos depoimentos mais aguardados na CPI sobretudo para explicar a crise de oxigênio hospitalar ocorrida no Amazonas, que culminou em dezenas de mortes de pacientes vítimas de Covid-19. Há uma possibilidade de Wilson Lima e mais os oito governadores que tiveram suas convocações aprovadas na CPI não participarem da sessão, em razão de um precedente dispositivo jurídico que desobriga chefes de Executivo a prestarem esclarecimentos em uma CPI do Congresso Nacional. Isso porque em 2012, o ex-governador de Goiás Marcone Perillo conseguiu autorizou do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, autorização para não comparecer na CPI de Carlinhos Cachoeira.
Além de Wilson Lima, está previsto o depoimento do secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, no dia 15 de junho.
Operação
Nesta quarta (02), a Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação Sangria para o cumprimento de 25 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária cumpridos em Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores, que, somados, alcançam a quantia de R$ 22.837.552,24.
A CNN Brasil informou que os policiais foram à casa do governador Wilson Lima (PSC) e no gabinete do governador, na sede do Governo do Amazonas, bairro Compensa, zona oeste.
Participe do nosso Grupo do Whatsapp
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube
Siga nossa Página do Facebook
Siga nosso Twitter
Siga nosso Tiktok