13,267 Total de visualizações
BRASÍLIA, DF – Numa vitória da equipe econômica do governo, a Câmara aprovou nesta quinta-feira (5) o texto-base do projeto que abre caminho para a privatização dos Correios. A proposta, que quebra o monopólio da estatal e abre a empresa pública para o capital privado, teve o apoio de 286 deputados, e 173 foram contrários.
O plenário analisa agora os destaques -sugestões de alterações em pontos do texto. Após a conclusão da votação na Câmara, o projeto ainda precisará passar pelo Senado.
O plano elaborado pelo Ministério da Economia para a privatização dos Correios prevê a venda de 100% da estatal. A versão aprovada na Câmara está em linha com essa intenção.
A equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) quer publicar o edital de privatização dos Correios até o fim do ano e realizar a operação até março de 2022.
Durante mais de três horas de discussão no plenário, poucos governistas defenderam a proposta. Os discursos favoráveis foram dominados pela bancada do partido Novo, que alegou falta de competitividade dos Correios e indicações políticas feitas à estatal. O Novo não integra a base de apoio do governo no Congresso, mas é alinhado à pauta liberal.
O líder do PSL, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), pediu a aprovação do projeto e disse que o Congresso “tem sido muito sensível a essa ideia do nosso governo de reduzir o Estado”.
A privatização dos Correios é criticada pela oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contestada em manifestações de rua contrárias ao governo, que se intensificaram nos últimos meses.
“É um crime contra o patrimônio público brasileiro. Os Correios são um orgulho para o Brasil e exercem um serviço de maneira extremamente competente, mesmo tendo um número reduzido de funcionários”, disse o líder da oposição na Casa, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Para reduzir a resistência à privatização na Câmara, o relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), teve que fazer alterações na proposta. Ele incluiu, por exemplo, a previsão de estabilidade de 18 meses para funcionários da estatal após a privatização.
A ADCAP (Associação dos Profissionais dos Correios) afirmou, em nota, que a estatal gera mais de 90 mil empregos diretos e que o projeto “tem falhas gravíssimas de concepção que podem colocar em risco o consolidado serviço postal do país”.
A entidade lembrou ainda que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se posicionou contra a privatização de 100% dos Correios. Segundo Aras, a Constituição não permite a prestação indireta dos serviços postais e do correio aéreo nacional.
Para Cutrim, é juridicamente viável que o setor privado opere no serviço postal universal por meio de contratos de concessão, o que está previsto no texto aprovado.
O projeto diz que o operador postal será obrigado a assegurar a continuidade do serviço universal (a todos e inclusive em cidades menos atrativas economicamente) e cumprir metas. O relator alterou a proposta original, enviada pelo governo, e passou a estabelecer exclusividade de cinco anos para serviços postais à empresa que arrematar a companhia.
Antes, na versão do governo, a exclusividade seria de, no máximo, cinco anos e poderia ser restringida por ato do Executivo.
O texto aprovado pela Câmara também impede o fechamento de agências dos Correios em áreas remotas do país, como forma de garantir a prestação de um serviço universal.
Outra mudança feita pelo relator prevê um PDV, plano de demissão voluntária. De acordo com o texto, a demissão voluntária poderia ser pedida até 180 dias após a desestatização. Ao funcionário, seria paga uma indenização de um ano de remuneração, com manutenção do plano de saúde neste período, além de ingresso em um programa de requalificação.
Em julho, o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados da pasta, Diogo Mac Cord, disse que, se concluída a privatização, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) será responsável pela regulação dos serviços postais.
“O papel do governo é na regulação, o que é muito mais eficiente do que na prestação direta”, afirmou Mac Cord, na ocasião.
A equipe econômica ainda não tem uma estimativa clara de quanto pode ser arrecadado na venda dos Correios, pois o valor da operação dependia do formato final do projeto a ser votado pelo Congresso.
Conforme o texto, as tarifas serão transparentes e poderão ser diferenciadas geograficamente com base no custo do serviço, na renda dos usuários e nos indicadores sociais, para garantir o acesso de qualquer pessoa ou empresa ao serviço postal universal. Além disso, deve ser criada a “tarifa social” para os usuários sem dinheiro para pagar pelo serviço.
As tarifas do serviço postal universal serão reajustadas anualmente considerando o índice de preços previsto no contrato de concessão, podendo incluir um fator de desconto.
13 Comentários
Pretty! This was an extremely wonderful article. Thanks for providing these details.
Review my web page – info my (http://tinyurl.com)
Awesome article.
My web blog … info and (tinyurl.com)
Genuinely no matter if someone doesn’t know afterward its up to other viewers that
they will assist, so here it takes place.
my web page … our info; tinyurl.com,
Awesome blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
A design like yours with a few simple adjustements
would really make my blog jump out. Please let me know where you got your theme.
Thanks a lot
Look at my blog post gamefly
This post will help the internet viewers for creating new blog or even a blog from start to end.
Feel free to visit my page – gamefly
Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell
to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it
pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely
off topic but I had to tell someone!
my blog post :: cheapest airfare guaranteed
This piece of writing gives clear idea for the new users of blogging, that in fact how
to do blogging and site-building.
Have a look at my blog post flight search
Post writing is also a fun, if you be acquainted with then you can write otherwise it is difficult to write.
my page … cheapest airline tickets possible
Excellent items from you, man. I’ve bear in mind your stuff
previous to and you’re simply extremely fantastic.
I really like what you’ve bought right here, really like what you’re stating
and the way wherein you say it. You make it entertaining and you continue to
care for to keep it sensible. I can’t wait to
learn much more from you. That is actually a great website.
my blog post :: cheap flights booking
Hello to all, how is everything, I think every one is getting
more from this web page, and your views are good for new users.
my webpage; absolutely cheapest airfare possible
Link exchange is nothing else except it is just placing
the other person’s website link on your page at proper place and other person will also do similar in favor of you.
Feel free to surf to my homepage why info (http://tinyurl.com/yaeqhwbx)
Hello, its fastidious article regarding media print, we all be
familiar with media is a fantastic source of information.
my blog post; this info – tinyurl.com –
Very nice post. I simply stumbled upon your blog and wished to mention that I’ve truly loved browsing your
blog posts. After all I will be subscribing in your feed and I hope you write again very soon!
Have a look at my site; info of (tinyurl.com)