O governo está em diálogo com os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido para a realização de uma ação em auxílio aos bumbás

Manaus – O Festival Folclórico de Parintins foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. Apesar da forte dependência econômica do município em relação ao Festival, o cancelamento foi decidido para evitar o alto risco de contaminação do público, dos artistas, outros trabalhadores da estrutura do evento e da população local. O evento acontece anualmente no mês de junho.
Na última edição com público, em 2019, desembarcaram em Parintins mais de 66 mil pessoas. Tendo em vista a possibilidade de um público dessa magnitude, e levando em consideração o duro impacto da pandemia sobre o Amazonas, as diretorias dos bois se posicionaram contra a realização do Festival.
O Festival Folclórico de Parintins é nossa maior indústria cultural. A cidade vive em torno dessa ocasião. A maior parte das receitas do município é gerada através desse trabalho. Ano passado, não pôde haver por causa da pandemia. Esse ano, novamente não tem condições de fazer evento com público“

Andrade ainda falou sobre as condições que o Garantido considera essenciais para que o Festival ocorresse. “Só faríamos se a população de Parintins e do Amazonas estivesse vacinada. Ainda nem acabamos de sair da segunda onda e já se fala em terceira onda. Não existe como trabalhar ignorando essa possibilidade”, afirma.
Jender Lobato, presidente do Caprichoso, também se manifestou sobre a realização do festival.
A posição do Boi Caprichoso é que há muita dificuldade para fazer o evento. O mundo inteiro está tendo dificuldades para fazer eventos com grande público. A classe médica do Japão está pedindo para que não haja Olímpiadas, por exemplo. É óbvio que queremos fazer o festival, mas é mais importante salvar vidas“
Como foi feito no ano passado, os presidentes dos bois também estão definindo os detalhes de uma live em alusão ao Festival. A apresentação online deve ocorrer no dia 26 de junho.
Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas informou ao Em Tempo que o Festival está cancelado e está em diálogo com os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido para a realização de uma ação em auxílio aos bumbás.
“O auxílio é para os profissionais envolvidos no Festival Folclórico de Parintins não ficarem desassistidos no período do evento, que não poderá ser realizado devido à pandemia”, afirma a nota.

Diretoria teve reunião com governo para ajudar Parintins
Os presidentes dos bois reuniram-se, na terça-feira (1º), com o Governador Wilson Lima (PSC), o secretário de Cultura Marcos Apolo e o presidente da Comissão de Cultura e de Economia Criativa da Assembleia Legislativa, deputado Saullo Viana (PTB). A reunião foi para discutir alternativas econômicas para os trabalhadores que fazem o Festival, que estão sem trabalho.
Segundo o deputado Saullo Viana, o objetivo da reunião foi propor soluções para “auxiliar os artistas de Parintins e ações para propagar o Festival Folclórico, que é a maior manifestação cultural do Amazonas”.
Participe do nosso Grupo do Whatsapp
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube
Siga nossa Página do Facebook
Siga nosso Twitter
Siga nosso Tiktok