Conforme o The Verge, os testes estão acontecendo globalmente com um pequeno grupo de usuários da plataforma
O Instagram vai experimentar permitir que as pessoas tenham a opção de personalizar a exibição de likes na rede social. Conforme o The Verge, os testes estão acontecendo globalmente com um pequeno grupo de usuários da plataforma.
Ao invés de esconder a contagem de curtidas como acontece desde 2019, as pessoas têm três opções: não ver o número de likes nas postagens de nenhum usuário, desativar a contagem das próprias publicações ou manter a experiência original.
Quando realizou os primeiros testes escondendo o número de likes, o Instagram disse que o objetivo era fazer os “seguidores se concentrarem no conteúdo e não em quantidade de curtidas”. Na época, a rede social revelou que os resultados foram positivos.
“Essa é uma mudança fundamental, por isso estamos continuando nosso teste para aprender mais com a nossa comunidade global”, declarou a companhia em comunicado.
Contagem
Por outro lado, a rede social reconheceu que a contagem de curtidas era um elemento importante para criadores e marcas que atuam na plataforma. Talvez ela tenha levado isso em consideração ao trazer de volta a ferramenta.
Embora o Instagram não tenha apresentado mais informações, o novo teste dará mais liberdade para usuários do app em relação à contagem de likes. Assim, cabe a eles decidir se quer ver ou exibir o número de interações com os conteúdos.
O Instagram não comentou como fica a experiência para o dono do próprio perfil, já que atualmente essa é uma das únicas formas para ver o número de likes, enquanto a outra é acessando a rede social a partir de um navegador – a minha experiência mostra que desta forma é possível ver não somente o número, mas a lista completa de cada curtida e o nome da conta.
O objetivo inicial do Instagram lá em 2019, que parece não ter mudado nesta alteração mais recente, era fazer com que seus “seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas publicações recebem”.
“Decidimos fazer este novo teste porque a resposta que recebemos dos usuários foi misto. Algumas pessoas descobriram que não visualizar o número de curtidas as ajudava a se sentirem menos pressionadas, enquanto outras pessoas queriam continuar a ver a contagem para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram”, comenta a empresa em nota para a imprensa, sobre o novo teste.
Facebook também deve receber teste do Instagram
Seguindo este teste no Instagram, o Facebook pretende inserir uma experiência semelhante e deve esconder o número de curtidas em publicações da rede social de Mark Zuckerberg. Os testes já começaram na Austrália e a empresa está aguardando os resultados deste ensaio para saber se expandirá a ação para outros países.
No Facebook o teste inclui não somente o número público de curtidas em uma postagem, mas também a quantidade de visualizações em vídeos disponibilizados dentro da plataforma.
*Com informações do Tec Mundo
Participe do nosso Grupo do Whatsapp
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube
Siga nossa Página do Facebook
Siga nosso Twitter
Siga nosso Tiktok