Preso preventivamente após os ataques de 8 de janeiro, Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, morreu no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, nesta 2ª feira (20.nov). Ele era irmão do vereador Cristiano Pereira da Cunha (PSD), do município de Feira da Mata, no oeste da Bahia.
Cleriston havia conseguido parecer favorável da Justiça para ser solto, mas a decisão ainda não havia sido homologada pelo juiz responsável por analisar o caso.
Outros detentos tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca, mas ele não resistiu e morreu no local. Ele deixa esposa e duas filhas.
No pedido, a defesa requereu prisão domiciliar afirmando que Cleriston tinha “a sua saúde debilitada em razão da COVID 19, que lhe deixou sequelas gravíssimas, especificamente quanto ao sistema cardíaco”.
De acordo com laudos médicos obtidos pela reportagem, Cunha, de 46 anos, sofria de diabetes e hipertensão. Por isso, tomava medicação controlada. Ele também teve seis atendimentos médicos entre janeiro e maio, além de ter sido encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte, em maio.
Clezão, como era conhecido, tinha um parecer favorável à sua soltura, desde setembro, da Procuradoria-Geral da República, autora da denúncia contra os réus. A polícia o prendeu no Senado. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, contudo, não analisou o pedido.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária emitiu uma nota: “O reeducando era acompanhado por equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde localizada na própria unidade prisional desde a entrada na unidade em 09/01/2023. Hoje, esta mesma equipe de saúde realizou manobras de reanimação assim que constatado o mal súbito até a chegada da equipe do SAMU e Bombeiros que foram imediatamente acionados”. O STF ainda não se manifestou.
Clezão, preso do 8 de janeiro morto na Papuda, não é o único com comorbidades. outros presos no 8 de janeiro tinham comorbidades. É o caso da professora aposentada Iraci Nagoshi, com 70 anos.
Participe do nosso Grupo do Whatsapp
Inscreva-se no nosso Canal do Youtube
Siga nossa Página do Facebook
Siga nosso Twitter
Siga nosso Tiktok