Ouça o áudio desse artigo

 12,691 Total de visualizações

A vacinação contra Covid-19 dos idosos a partir de 80 anos em Manaus vai começar nesta sexta-feira (29).

VEJA O VÍDEO

O primeiro dia de vacinação é destinado às pessoas nascidas nos meses de janeiro e fevereiro. A campanha de imunização vai acontecer das 9h às 16h em pontos espalhados em todas as zonas da cidade.

O primeiro ciclo da vacinação, que é destinado exclusivamente aos idosos a partir de 80 anos, será realizado até o dia 3 de fevereiro. Entre os dias 4 e 9 de fevereiro serão vacinados os idosos entre 74 e 79 anos. Já entre os dias 10 e 15 de fevereiro, é a vez dos que têm entre 70 e 74 anos, com prioridade para aqueles que possuam alguma comorbidade.

A vacinação vai acontecer em sistema drive thru e pontos fixos (idosos que forem a pé) nos seguintes locais: Pátio do DETRAN-AM, UNIP, Balneário do Sesc, SESI Clube do Trabalhador e  Shopping Phelipe Daou. Para que a vacinação aconteça, é obrigatória a apresentação de um documento com foto e do CPF do idoso.

A vacina destinada a esse público será a AstraZeneca/Oxford, que será aplicada em duas doses com intervalo entre 8 e 12 semanas.

Os idosos acamados serão vacinados a partir da próxima segunda-feira (1). O agendamento vai ser feito pela própria Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente na secretaria. Para atualização de dados e cadastro de novos idosos,  a família deve entrar em contato pelo 0800 280 8 280.

Idosos com sintomas gripais não devem ser vacinados, com risco de piora em seu quadro de saúde.

Com prioridade para idosos de 80 anos ou mais, separados por mês de nascimento. A campanha de imunização vai acontecer das 9h às 16h em pontos espalhados em todas as zonas da cidade.

Confira as datas de vacinação conforme as idade e mês de nascimento:

Dia 29/01:
80 anos ou mais nascidos em janeiro ou fevereiro
Dia 30/01:
80 anos ou mais nascidos em março ou abril
Dia 31/01:
80 anos ou mais nascidos em maio ou junho
Dia 01/02:
80 anos ou mais nascidos em julho ou agosto
Dia 02/02:
80 anos ou mais nascidos em setembro ou outubro
Dia 03/02:
80 anos ou mais nascidos em novembro ou dezembro
Dia 04/02:
75 a 79 anos nascidos em janeiro ou fevereiro
Dia 05/02:
75 a 79 anos nascidos em março ou abril
Dia 06/02:
75 a 79 anos nascidos em maio ou junho
Dia 07/02:
75 a 79 anos nascidos em julho ou agosto
Dia 08/02:
75 a 79 anos nascidos em setembro ou outubro
Dia 09/02:
75 a 79 anos nascidos em novembro ou dezembro

Critérios para vacinação dos idosos de 70 a 74 anos:

Acamados e pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) ou com obesidade (IMC >40); transplantados e imunossuprimidos. Para estes casos, apresentar comprovante (laudo, receituário, atestado médico ou outro).

Confira as datas:
Dia 10/02:
70 a 74 anos com comorbidade nascidos em janeiro ou fevereiro
Dia 11/02:
70 a 74 anos com comorbidade nascidos em março ou abril
Dia 12/02:
70 a 74 anos com comorbidade nascidos em maio ou junho
Dia 13/02:
70 a 74 anos com comorbidade nascidos em julho ou agosto
Dia 14/02:
70 a 74 anos com comorbidade nascidos em setembro ou outubro
Dia 15/02:
70 a 74 anos com comorbidade nascidos em novembro ou dezembro

QUANDO SERÁ?
A partir desta sexta-feira (29). Confira a tabela com as datas por ordem de chegada e em grupos pré-definidos de acordo com o mês de nascimento.

ONDE OS IDOSOS PODEM SE VACINAR?
A Semsa Manaus programou cinco pontos de vacinação por drive-thru em Manaus. São eles:

O pátio do Detran/Am, para atender a zona Norte; o estacionamento da Universidade Paulista (Unip), para as zonas Sul e Centro-sul; o Clube do Trabalhador do Sesi, para a zona Leste; o Centro de Convenções (Sambódromo), para os residentes na zona Oeste; e o Shopping Phelippe Daou, que abrange as zonas Norte e Leste.
Estes locais podem sofrer alterações até a divulgação oficial da data de vacinação, quando devem ser divulgados também outros pontos fixos.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Na primeira semana, serão vacinados os idosos acima de 80 anos, em uma escala a partir da data de nascimento. Exemplo: se a vacinação começar na segunda-feira, os primeiros vacinados serão aqueles nascidos em janeiro e fevereiro; na terça-feira, os nascidos em março e abril; e assim sucessivamente até o sábado.

Na segunda semana, o processo se repete para idosos de 75 a 79 anos, obedecendo a mesma escala.Na terceira semana, serão vacinados os idosos de 70 a 74 anos que possuem comorbidades. A maneira como eles serão identificamos deve ser divulgada pela Semsa Manaus em breve.

Idosos acamados acima de 70 anos serão vacinados em casa.

O CADASTRO É OBRIGATÓRIO?

Não. A Prefeitura irá disponibilizar o Sistema SMV Covid 19 que irá agilizar o processo de vacinação. Porém, caso o idoso não tenha sido cadastrado, ele precisa apresentar documento com foto e CPF para comprovar que ele se enquadra nos requisitos do dia específico em que foi se vacinar.

QUEM NÃO DEVE SE VACINAR?

Idosos que estejam com Covid-19 ou que tenham tido nas duas semanas anteriores à vacinação, não devem ser imunizados. A mesma restrição se aplica a aqueles que estão com sintomas gripais.

Fonte: Acritica

DEIXE SEU COMENTÁRIO