Ouvir conteúdo ▼
No fim da manhã desta sexta-feira (20), ocorreu um gravíssimo acidente no km 135 da AM-010, em Itacoatiara (AM), envolvendo um ônibus da Expresso Transamazônica e uma carreta VW deixou ao menos quatro pessoas mortas e várias feridas, algumas em estado grave.
De acordo com as informações apuradas preliminarmente pela reportagem, os feridos foram socorridos por equipes do Corpo de bombeiros e do SAMU e levadas a hospitais da região. O coletivo fazia a linha Itapiranga (AM) a Manaus (AM).
O coronel Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), informou que, até o momento, quatro mortes foram confirmadas, mas o número ainda pode subir.
As equipes de resgate, incluindo 32 homens e 11 viaturas dos bombeiros, chegaram ao local do acidente. Entre os recursos mobilizados estavam ambulâncias, viaturas de salvamento e até mesmo um helicóptero, que foi utilizado para avaliar a magnitude
“Considerando a sinemática do acidente, que foi a colisão frontal da carreta e do ônibus, existe um impacto e esmagamento de pessoas. Considerando a sinemática, é possível que teremos mais vítimas, não fatais, mas lesionadas, que podem ter algum tipo de traumatismo”, disse o coronel.
Dezoito pessoas foram resgatadas com vida, de acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), sendo 13 já liberadas e cinco ainda atendidas em hospitais de Manaus.
O ônibus havia saído do município de Itapiranga e tinha como destino a capital amazonense. Segundo a gerente de enfermagem do hospital de Rio Preto da Eva, cinco feridos foram levados ao local para receber atendimento médico. O estado de saúde deles não foi divulgado.
“As vítimas estão sendo removidas para o município de Rio Preto da Eva, onde será feita uma primeira análise. Dependendo do estado de saúde, elas poderão ser encaminhadas para Manaus (AM) para receber atendimento especializado”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Orleilso Muniz.
A prefeitura de Rio Preto da Eva emitiu uma nota lamentando o trágico acidente e se solidarizando com as famílias das vítimas. “Estamos prestando todo o apoio necessário às vítimas e seus entes queridos”, disse.