______________ Ouvir conteúdo ______________
O cantor Netinho, de 58 anos de idade, foi diagnosticado com câncer no sistema linfático. O anúncio foi feito por meio da divulgação do boletim médico no site oficial do artista neste domingo (23).
Ele havia sido internado no Hospital Aliança, em Salvador (BA), no dia 25 de fevereiro, após reclamar de fortes dores nas costas e dificuldades para andar. Por conta da internação, Netinho cancelou a agenda de apresentações programadas para o Carnaval 2025.
Segundo o boletim médico, Netinho está em acompanhamento onco-hematológico, sob a coordenação da médica Glória Bonfim. O cantor recebeu alta hospitalar na sexta-feira (21) e segue em tratamento com suporte médico especializado.
Durante o período que ficou internado, Netinho afirmou que o médico responsável recomendou a internação para uma investigação detalhada da causa da dor, já que ele tem um histórico de graves problemas de saúde. E
Em 2013, o cantor descobriu um tumor benigno no fígado, além de já ter passado por três cirurgias no cérebro e ser dependente de uma válvula cerebral.
Durante a internação, o cantor relatou que o motivo inicial foi uma investigação detalhada das dores nas costas e da dificuldade para andar. O linfoma, câncer que afeta o sistema imunológico, possui dois tipos principais: Hodgkin e Não-Hodgkin, cada um com características e tratamentos específicos. Ambos afetam os linfócitos, que são um tipo de glóbulo branco essencial para a defesa do organismo contra infecções.
Netinho recebeu alta em 21 de março e segue em tratamento supervisionado. Conhecido por sucessos como Milla e A Vida é Festa, o cantor já havia anunciado anteriormente que não participaria da folia em Salvador, criticando a mudança musical da festa. Apesar disso, a ausência forçada, devido aos problemas de saúde, marca um novo desafio em sua trajetória.
O cantor possui um histórico de problemas de saúde. Em 2013, ele foi diagnosticado com um tumor benigno no fígado e passou por cirurgia após sentir fortes dores abdominais. Durante uma biópsia, teve uma veia rompida e precisou passar por um novo procedimento cirúrgico. Em 2019, Netinho passou por um cateterismo, após descobrir o problema durante um exame de rotina. Além disso, entre 2014 e 2018, ele foi internado diversas vezes por trombose e três AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais). Hoje, tornou-se dependente de uma válvula cerebral.
Nos anos 1990, embalou multidões com músicas como Milla, Capricho dos Deuses e A Vida é Festa.