Ouvir conteúdo
MANAUS (AM) – Um guarda municipal da Prefeitura de Manaus foi flagrado agredindo um homem algemado dentro de um prédio abandonado no Centro da capital amazonense. O caso veio à tona na manhã desta quinta-feira, 24/4, após a circulação de um vídeo em grupos de mensagens instantâneas.
Nas imagens, é possível ver o agente utilizando um cassetete para golpear a vítima, que mesmo imobilizada tenta se proteger das agressões. Outros guardas municipais estavam presentes na cena, mas não intervieram para impedir o espancamento. Em meio às agressões, um dos agentes afirma: “Tu só vai apanhar.” A vítima, desesperada, pede para que parem: “Fui eu não, senhor, eu juro.”
A motivação da abordagem violenta ainda está sendo investigada. Os agentes foram conduzidos à Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), onde os procedimentos legais estão em andamento.
Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), repudiou a ação e classificou a violência como “injustificável”. A gestão determinou o afastamento imediato dos envolvidos enquanto apura os fatos.
Confira a nota:
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg), vem a público manifestar absoluto repúdio ao episódio lamentável, ocorrido recentemente, em que um servidor da Guarda Municipal do Regime de Direito Administrativo (RDA) agiu com violência injustificável contra um cidadão, enquanto outros agentes presentes não interviram para impedir a agressão.
As imagens divulgadas nas redes sociais não refletem, em nenhuma hipótese, os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, que tem como compromisso proteger, acolher e servir a população de Manaus.
Diante da gravidade do ocorrido, a Semseg determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais.
A Prefeitura de Manaus reitera que não tolera desvios de conduta e repudia qualquer prática de violência ou abuso por parte de seus agentes. Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas.
A administração municipal reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a legalidade e a confiança da sociedade manauara.”
O Guarda municipal foi preso
O guarda civil municipal de 52 anos, investigado pelo crime de tortura praticado contra um homem, ainda não identificado, foi preso na manhã de deste sábado, 26/4, por volta das 10h, em cumprimento a mandado de prisão preventiva.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) as diligências tiveram início na quinta-feira, 24/4, após a ampla divulgação, nas redes sociais, de um vídeo em que o suspeito aparece agredindo fisicamente a vítima.
“Durante as investigações, apurou-se que o crime ocorreu no dia 12 de abril deste ano, quando o investigado, acompanhado de outros guardas municipais, realizava diligências em um prédio público na rua Gabriel Salgado, bairro Centro, zona Sul”, destacou o delegado.
Segundo a autoridade policial, com base nos elementos colhidos, foi representada à Justiça a prisão preventiva do suspeito. A ordem judicial foi decretada na sexta-feira, 25/4, pela Central de Plantão Criminal. Ele foi encaminhado à audiência de custódia e permanece à disposição do Poder Judiciário.
VEJA O VÍDEO
Vídeo: Radar Amazônico
*Com informações da assessoria