Ouvir conteúdo
A Pesquisa pontou no quarto cenário estimulado que o senador Omar Aziz (PSD/AM) está empatado tecnicamente com o deputado federal Alberto Neto (PL/AM) em um tipo de cenário das eleições ao Governo do Amazonas em 2026. A avaliação considera a porcentagem de ambos — 30% e 29%, respectivamente — e a margem de erro de 2,25 pontos percentuais para mais ou para menos.
A Pesquisa do Direto ao Ponto ouviu 2.002 pessoas de forma presencial entre os dias 12 e 19 de abril, em Manaus e em outros 15 municípios do interior do estado, incluindo Parintins, Coari, Tabatinga, Tefé e Manacapuru. A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,5%.
Cenários testados
No primeiro cenário, Omar Aziz lidera com 37% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Coronel Menezes (PP), com 21%; Maria do Carmo, com 17%; e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), com 3%. Brancos e nulos somam 13%, enquanto 9% não souberam ou preferiram não responder.
No segundo cenário, Aziz amplia sua vantagem e aparece com 45%, seguido por Maria do Carmo (26%) e Tadeu de Souza (5%). Brancos e nulos representam 16%, e 8% não souberam ou não responderam.
Já no terceiro cenário, o senador mantém a liderança com 30%, mas tem sua vantagem reduzida diante do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que aparece com 28%. O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) surge com 22%. Brancos e nulos são 14%, e 6% não responderam.
No quarto cenário, a disputa se mostra ainda mais acirrada com empate técnico: Omar Aziz tem 30%, seguido de perto por Alberto Neto (PL), com 29%, e David Almeida, com 27%. Brancos e nulos somam 9%, e 5% não souberam ou não responderam.
Rejeição
O levantamento também aferiu a taxa de rejeição dos possíveis candidatos. Tadeu de Souza e David Almeida lideram com 36% cada. Em seguida, aparecem Roberto Cidade (35%), Coronel Menezes (31%), Maria do Carmo (30%), Omar Aziz (28%) e Alberto Neto (25%).
A pesquisa mostra um cenário de alta competitividade para as eleições de 2026, com Omar Aziz mantendo uma vantagem consistente, mas enfrentando adversários com desempenho expressivo em determinadas simulações.







O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 36%, e o deputado Roberto Cidade (União Brasil), com 35%, lideram a rejeição do eleitor do eleitor.
A empresária Mario do Carmo Seffair (PL) e o coronel reservista Menezes Júnior (Progressistas), embora nunca tenham exercido cargo algum como eleitos nas urnas, aparecem com alta rejeição pelo eleitor: 30 e 31%, respectivamente.
Aziz tem 28%, enquanto o deputado federal Alberto Neto (PL) ficou com 25%.
Sobre a pesquisa
O estudo é da empresa Direto ao Ponto Pesquisas, que afirmou ter consultado presencialmente 2.002 eleitores entre os dias 12 e 19 de abril, em Manaus e 15 municípios do interior do Amazonas (Autazes, Careiro, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tefé, Novo Airão, Tabatinga e Humaitá).
A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais.