Ouvir conteúdo ▼
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), realizou, nesta sexta-feira (16/08), a devolução de 18 motocicletas provenientes de roubos ou furtos que foram recuperadas durante uma operação policial, no dia 30 de julho deste ano em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
A maioria dos veículos foram roubados em Manaus e tiveram as placas adulteradas para serem vendidas na cidade de vizinha.
Em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira, na Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, informou que somente esse ano a DERFV já recuperou 156 veículos, oriundos de roubos e furtos.
“Durante a ação, deflagrada em Manacapuru, 25 motocicletas recuperadas, todas com sinais de adulteração, foram recuperadas e 18 dessas foram roubadas ou furtadas. As 18 motos foram entregues aos seus proprietários e essa é uma resposta definitiva da PC-AM”, disse o delegado-geral adjunto.
Os veículos serão devolvidos aos proprietários nesta sexta-feira (16). O delegado Rodrigo Barreto conta que os veículos foram apreendidos no dia 30 de julho, mas estavam em processo de identificação.
Durante as investigações, a polícia descobriu que os criminosos adulteravam os sinais identificadores das motos e as vendiam em sites de compra e venda e por meio de redes sociais.
“Dezoito delas identificamos como origem de furto e roubo, elas são deixadas em frente de casa à noite, são ligadas com chave falsa e levadas (…) As pessoas que adquiriram não tem ligação com crime, mas compraram em rede social de estelionatários que têm ligações com os ladrões. Alguns roubam e furtam, outros remarcam, todas as motos estão adulteradas com placas clonadas, e outros vendem na rede social como se fosse lícito”, explica.
Todos os veículos foram recuperados em um só dia e a maioria são de modelos lançados entre 2021 e 2023. As investigações em torno do caso vão continuar para identificar os envolvidos nos roubos, mas a população deve ficar atenta ao comprar veículos de segunda mão.
Isso porque se a polícia localizar o bem, que comprou perderá a moto e o dinheiro pago aos estelionatários. O delegado esclarece que todos os veículos serão devolvidos hoje e que novas operações devem continuar ocorrendo no interior.
“Não basta somente investigar, mas tem que também recuperar. A pessoa que perdeu o seu patrimônio e não tê-la de volta é triste, então para nós é um resultado que demonstra que a gente está no caminho certo. Esse ano já foram 156 veículos recuperados pela DERFV e o trabalho no interior vai continuar porque é no interior que a gente está encontrando motos furtadas”, avisa.
Investigações
O delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, explicou que grande parte dos furtos de motocicleta ocorrem à noite e em frente às residências dos donos. Depois de subtraídas, os autores ligam os veículos com uma chave falsa e saem do local.
“Após constante investigação, foi possível identificar que o município de Manacapuru é o principal ponto de recebimento dos veículos. Por isso montamos uma diligência para localizar as motocicletas e fomos em vários locais com alta concentração de pessoas e motocicletas. Friso que não basta somente investigar, também é preciso recuperar e esse resultado demonstra que estamos no caminho certo”, explicou Barreto.
Conforme o delegado, os indivíduos que adquiriram as motos não têm ligação com os roubos e furtos dos veículos, mas compraram em redes sociais de estelionatários que têm ligações com os autores dos roubos e furtos.
“Eles primeiro furtam e roubam as motocicletas, depois repassam para outros indivíduos que vão remarcar os veículos para serem vendidos em redes sociais, como se fosse um bem lícito, e por um preço abaixo do mercado”, esclareceu o delegado.
Ainda segundo o delegado, os responsáveis por venderem os veículos costumam entregar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) da motocicleta aos interessados, e as pessoas apenas verificam no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) se o veículo possui restrições de furto ou roubo.
“Na manhã desta sexta-feira fizemos a devolução das motocicletas aos seus proprietários, que foram ouvidos na ocasião. Algumas vítimas foram difíceis de serem encontradas por conta do Boletim de Ocorrência (BO) serem antigos. Ademais, o trabalho de investigação no interior e na capital vai continuar, já que estão sendo mais encontradas motos furtadas”, disse o delegado.
1 comentário
Pingback: Senador Cleitinho declara que vai dar voz de PRISÃO ao Pacheco caso ele não paute impeachment de ministro; veja o vídeo - portalmanaus24h.com.br