Close Menu
portalmanaus24h.com.br
  • Home
  • Fale conosco no Whatsapp
  • Política de privacidade
  • Redes sociais
  • Mídia Kit
  • Contato

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Polícia Federal publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

23 de maio de 2025

Dono de mercado reage a assalto e manda assaltante para o saco e familia destrói carro do comerciante

23 de maio de 2025

Golpe do ‘falso 14º salário’ mira aposentados do INSS às vésperas do pagamento da antecipação do 13º

19 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Página Inicial
  • Últimas nóticias
  • Redes sociais
  • Política de privacidade
  • Fale conosco
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
portalmanaus24h.com.br
  • Home
  • Amazonas
  • Brasil
  • Polícia
  • Famosos
  • Economia
  • Vídeos
  • Mais
    • Entretenimento
    • Concursos Públicos
    • Economia
    • Política
    • Oportunidades
    • Mundo
    • Últimas notícias
Subscribe
portalmanaus24h.com.br
Início » Prepare o bolso: Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
Brasil

Prepare o bolso: Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros

Portal Manaus 24hPor Portal Manaus 24h14 de fevereiro de 2025Nenhum comentário7 Minutos de leitura6.186 Views
Compartilhar Facebook Twitter Email WhatsApp Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Copy Link
Siga-nos
Facebook WhatsApp X (Twitter) Threads Instagram YouTube TikTok Telegram
jpg
jpg
Compartilhar
Facebook WhatsApp Twitter Email LinkedIn Pinterest Telegram Copy Link

Ouvir conteúdo

Está pronto para ser votado no Plenário do Senado o projeto de lei que retoma a obrigatoriedade do extintor de incêndio em automóveis. No entanto, não há consenso sobre o assunto entre os parlamentares. O projeto tramita na Casa sob a forma do PLC 159/2017 .

A exigência, extinta em 2015 por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pode voltar por meio do PLC 159/2017, projeto de lei pronto para votação no plenário do Senado. Em novembro do ano passado, a proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC).

A proposta, que teve origem em iniciativa do deputado Moses Rodrigues (União-CE), já foi examinada em dois colegiados do Senado. Em novembro do ano passado, a matéria recebeu parecer favorável do senador Eduardo Braga (MDB-AM) na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). Mas, antes disso, em 2019, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) havia decidido pela rejeição do texto, baseada em parecer do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

O extintor de incêndio a que se refere o projeto é o do tipo ABC: ele contém um pó químico indicado para combater incêndios de classe A (materiais sólidos, como plástico, madeira e tecido), classe B (líquidos inflamáveis, como gasolina e álcool) e classe C (equipamentos elétricos energizados, como bateria e fio elétrico).

Publicidade

A obrigatoriedade do extintor em carros de passeio e veículos utilitários foi extinta em 2015 por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Na época, uma das razões apresentadas para a decisão foi a evolução tecnológica dos sistemas de segurança. O extintor, porém, continua sendo exigido em caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte coletivo.

Para voltar a incluir o extintor ABC entre os itens obrigatórios de carros de passeio e veículos utilitários, o projeto de lei em exame no Senado altera o Código de Trânsito Brasileiro.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 40 milhões de veículos em circulação e, em 2024, a produção anual de autoveículos ultrapassou 2,55 milhões, segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O Brasil é o oitavo maior produtor de veículos do mundo.  “É um mercado bastante grande”, diz Zeppelini. A KGS, que dominava boa parte desse setor antes da revogação da regra, manteve a linha de extintores no portfólio. “A gente vende hoje para quem quer comprar o produto, porque não é obrigatório, mas nós vendíamos grandes volumes no passado”, diz o executivo.

A favor do extintor

Em 13 de novembro, o projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). O relator da matéria nesse colegiado foi o senador Eduardo Braga.

Ao defender a iniciativa, ele afirmou que os extintores são um item de segurança fundamental em automóveis. Também disse que tais equipamentos são de fácil operação, eficientes no combate a incêndios e não têm custo elevado (de acordo com a proposta, os fabricantes não serão obrigados a incluir o extintor nos carros).

— Não são R$ 80, em um bem com valor de cerca de R$ 80 mil, que vão fazer diferença . Lamentavelmente, os bombeiros não têm estrutura para atender as vítimas com a devida celeridade, e por isso faz diferença a existência de um instrumento como esse dentro dos carros. É uma questão de garantir segurança — declarou ele durante a votação de seu parecer.

Segundo Eduardo Braga, cerca de 17% dos recalls de automóveis no país acontecem por falhas que poderiam causar incêndios. Além disso, ele lembra em seu parecer que o Brasil é signatário da Regulação Básica Unificada de Trânsito — junto com Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai —, que exige o extintor para a circulação de veículos entre esses países.

Outro senador que apoia a volta dos extintores é Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Quando a proposta estava em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ele destacou que, “apesar de a indústria automobilística ser a principal interessada em tornar facultativo o uso desses equipamentos, com o argumento de que os carros novos têm total segurança, dados recentes mostram que milhares de modelos novos têm sofrido princípios de incêndio”.

Veneziano observou que “vários fabricantes de carros têm realizado campanhas de recall por risco de incêndio, a exemplo da Renault, que realizou uma chamada geral de 33.974 carros em 2015”.

Contra o extintor

Antes de passar pela CTFC, o projeto foi rejeitado na CAE, em decisão tomada no dia 28 de maio de 2019. O parecer contrário foi elaborado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Na ocasião, Styvenson concordou com as críticas de outros parlamentares que apontavam um possível lobby da indústria de extintores pela aprovação da matéria.

Além disso, ele ressaltou que são poucos os motoristas que realmente sabem usar o extintor. “Não há preparo técnico nem emocional para isso. Há motoristas que nem sabem onde está localizado o equipamento”, disse ele, acrescentando que, quando há fogo no automóvel, as pessoas devem sair do carro e ficar longe dele, deixando para os bombeiros a tarefa de apagar o incêndio.

Em seu parecer, Styvenson citou um levantamento segundo o qual, no ano 2000, “dos 2 milhões de sinistros cobertos pelas seguradoras brasileiras de veículos, 800 foram incêndios, mas só em 24 casos os extintores foram utilizados, ou seja, em 3% dos incêndios”.

Durante a votação do projeto na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC), em novembro passado, Styvenson e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se manifestaram contrariamente à volta dos extintores.

Styvenson afirmou que a proposta trará mais ônus para os proprietários dos veículos, enquanto Flávio Bolsonaro defendeu a manutenção das regras atuais (pelas quais a presença do extintor no carro é opcional).

— Minha tendência é sempre me posicionar a que algo desse tipo seja facultativo, em vez de impositivo, por consciência minha como cidadão — declarou Flávio Bolsonaro.

Os dois senadores anunciaram que, quando o texto for analisado no Plenário do Senado, irão apresentar voto em separado pela sua rejeição.

Prós e contras

O tenente-coronel Rodrigo Freitas, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, disse à Agência Senado que é importante avaliar as vantagens e desvantagens do extintor em automóveis. Ele é especialista em segurança contra incêndios.

Freitas ressaltou que o posicionamento do Corpo de Bombeiros sobre o assunto sempre terá caráter técnico.

— Em primeiro lugar, a existência de um extintor permite um combate rápido, primário, e potencializa a mitigação de um princípio de incêndio em veículos. E isso é bom. O segundo ponto é a segurança adicional: o extintor proporciona uma proteção aos ocupantes do veículo, seja para o seu próprio carro ou para o de uma outra pessoa ao lado.

Apesar de reiterar que, em casos de emergência, o uso adequado do extintor pode salvar vidas e permitir o combate precoce de incêndios, ele observa que a discussão precisa ser aprofundada. O tenente-coronel enfatiza, por exemplo, que são necessários treinamento e atenção por parte dos cidadãos.

— Um ponto a ser pensado é a falta de treinamento adequado e suficiente. Há situações em que o cidadão não domina a prática do uso de extintor e pode provocar uma situação de maior risco ao tentar utilizá-lo quando ocorre o princípio de incêndio veicular.

Outra possível desvantagem, segundo Freitas, está relacionada ao prazo de validade do extintor. Ele observa que nem todos estão atentos a isso, esquecendo-se da manutenção ou da substituição do equipamento, e ficam com uma “falsa sensação de segurança”.

O tenente-coronel também alerta para o risco de se tentar combater um incêndio de proporções maiores com o extintor do automóvel: “É uma ação inadequada”.

Proteção passiva

Para Freitas, mais importante que a exigência do extintor em automóveis é a segurança passiva — ou seja, aquela que já está incorporada nos carros, sob a forma de cintos de segurança e airbags, entre outros itens, além da forma como certos veículos são construídos para proteger motoristas e passageiros.

Nesse sentido, ele defende a elaboração de leis que exijam materiais veiculares com bom desempenho em situações de incêndio (materiais que não entrem rapidamente em combustão e que não propaguem o fogo com facilidade).

— As leis devem prever que, durante a degradação térmica de produtos veiculares pela ação do fogo, haja a menor produção possível de fumaça. E se o material eventualmente produzir fumaça, que seja a menos tóxica possível. Isto é a proteção passiva: garantir materiais, produtos e processos produtivos que tenham desempenho adequado diante do fogo.

Foto: Cristino Martins/Agência Pará

Fonte: Agência Senado

Clique na estrela para avaliar esta publicação!
[Total: 1 Média: 5]

 

5

Brasil Senado
Siga-nos no Google News Siga-nos no WhatsApp
Compartilhar Facebook WhatsApp Email Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Copy Link

Posts relacionados

Brasil

Golpe do ‘falso 14º salário’ mira aposentados do INSS às vésperas do pagamento da antecipação do 13º

19 de maio de 20256.210 Views
Brasil

URGENTE: Câmara suspende processo contra Ramagem por suposto golpe de estado, o que pode beneficiar Bolsonaro

8 de maio de 202516.528 Views
Últimas notícias

Conheça os golpes virtuais que mais fazem os brasileiros perder dinheiro

5 de maio de 202510.462 Views
Brasil

Novo escândalo: PF investiga desvio de R$ 2 bilhões no Caixa Tem em esquema de fraude digital

5 de maio de 20256.711 Views
Brasil

STF forma maioria para condenar mulher que riscou estátua; Fux e Zanin votam para diminuir pena

27 de abril de 20258.077 Views
Últimas notícias

Idosa de 75 anos morre após ataque violento de pitbull

25 de abril de 20256.662 Views

Comments are closed.

Publicidade
Sobre nós
Sobre nós

O Portal Manaus 24 horas surgiu em 2018 com a proposta de informar os Amazonenses com responsabilidade, sempre de forma imparcial e independente.

Fale conosco:
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (92) 99336-3605
Link aqui > Whatsapp

Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Telegram Threads
Links úteis
  • Home
  • Fale conosco no Whatsapp
  • Política de privacidade
  • Redes sociais
  • Mídia Kit
  • Contato
Comentários recentes
  • ErnestoBlole em Após 14 anos, Senado aprova Estatuto da Segurança Privada, mas retira prisão especial por ato decorrente do serviço dos vigilantes
  • ErnestoBlole em Ministro André Mendonça dá aula de liberdade de expressão e pede vista, travando julgamento da regulamentação das redes sociais no STF; veja o vídeo
Auditado por
Clique para acessar
Mais lidas

Dono de mercado reage a assalto e manda assaltante para o saco e familia destrói carro do comerciante

23 de maio de 2025

Onça-pintada invade casa, mata cachorro e assusta moradores; veja o vídeo

3 de maio de 2025

Polícia Federal publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

23 de maio de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa em cenário estimulado mostra Omar Aziz em empate técnico com Alberto Neto ao Governo do AM

5 de maio de 2025

Consignado CLT começa nova fase nesta sexta (9): Entenda as mudanças

5 de maio de 2025

Novo escândalo: PF investiga desvio de R$ 2 bilhões no Caixa Tem em esquema de fraude digital

5 de maio de 2025
© 2018-2025 Site desenvolvido por: M24H
  • Página Inicial
  • Últimas nóticias
  • Redes sociais
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.