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O instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) concluiu nesta sexta-feira (29/11) suas atividades de fiscalização e orientação em relação às promoções das lojas da Black Friday. Em um shopping da região centro-sul de Manaus, duas lojas de departamentos foram multadas por discrepância e fixação de preços.
De 1º a 29 de novembro, a operação de fiscalização e orientação promocional abrangeu cerca de 200 lojas em 10 shoppings da capital. A campanha de fiscalização foi realizada em parceria com o Conselho de Defesa do Consumidor da ALEAM (CDC-Aleam).
Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as iniciativas do órgão têm o objetivo de proteger o consumidor durante este período de grande movimentação no comércio, impulsionado pelo pagamento do 13º salário. “O consumidor manauara deve manter-se atento a tabela de preço, verificar antes de ir às compras, tirar prints do valor que estava e comparar com o atual para que não caia em golpes, principalmente nesta época em que o mercado está aquecido com o 13º”, disse Fraxe.
Na primeira loja o órgão constatou uma divergência de preços: enquanto a placa indicava que o produto de cabelo estava em promoção por R$ 49,90, a etiqueta mostrava que o valor havia sido reduzido de R$ 55,90 para R$ 39,90, quando o preço original deveria ser R$ 49,90. Além disso, uma carteira foi encontrada com um preço promocional anunciado, mas a etiqueta exibindo o valor original. Também foram encontrados seis frascos de máscaras faciais com indícios de fraude no preço.
Na segunda loja foi verificado que alguns vestidos estavam com uma sobremarcação sobre o preço original, simulando um desconto de 50%, quando, na realidade, o desconto real era de apenas 30% em relação ao valor anterior.
Ambas as lojas violaram o artigo 6º, inciso III, e o artigo 39, incisos IV, V e VIII, do Código de Defesa do Consumidor, além da Lei Federal nº 8.078/90
Segundo o chefe de departamento do Procon-AM, Pedro Malta, as lojas serão notificadas para apresentar sua defesa, com as notificações sendo enviadas a partir da próxima semana.
“Os estabelecimentos terão um prazo de dez dias para enviar as justificativas necessárias. As possíveis multas serão definidas após o recebimento das informações sobre o capital social das empresas, para que os valores possam ser calculados adequadamente.”, disse.
Formulário de denúncias
O Procon lançou, na segunda-feira (18/11), um novo formulário de denúncias para facilitar a comunicação entre a população e o órgão de defesa do consumidor. O link de acesso está disponível no site oficial do Procon-AM, por meio do https://www.procon.am.gov.br/. No site, o consumidor pode relatar irregularidades e práticas abusivas de forma rápida e detalhada com fotos e capturas de tela.
Com informações da assessoria
1 comentário
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