Close Menu
portalmanaus24h.com.br
  • Home
  • Fale conosco no Whatsapp
  • Política de privacidade
  • Redes sociais
  • Mídia Kit
  • Contato

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Com grave crise da Amazonas Energia, Governo Federal planeja execução direta do luz para todos no estado

11 de julho de 2025

INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

11 de julho de 2025

Abertura do Festival Folclórico do Amazonas terá shows de George Japa, DJ Evandro Jr e Xiado da Xinela

11 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Página Inicial
  • Últimas nóticias
  • Redes sociais
  • Política de privacidade
  • Fale conosco
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
portalmanaus24h.com.br
  • Home
  • Amazonas
  • Brasil
  • Polícia
  • Famosos
  • Economia
  • Vídeos
  • Mais
    • Entretenimento
    • Concursos Públicos
    • Economia
    • Política
    • Oportunidades
    • Mundo
    • Últimas notícias
Subscribe
portalmanaus24h.com.br
Início » Receita Federal alerta sobre novo golpe do CPF com mensagem por e-mail e ameaças às vítimas
Brasil

Receita Federal alerta sobre novo golpe do CPF com mensagem por e-mail e ameaças às vítimas

Portal Manaus 24hPor Portal Manaus 24h3 de fevereiro de 2025Nenhum comentário2 Minutos de leitura20.539 Views
Compartilhar Facebook Twitter Email WhatsApp Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Copy Link
Siga-nos
Facebook WhatsApp X (Twitter) Threads Instagram YouTube TikTok Telegram
jpg
jpg
Compartilhar
Facebook WhatsApp Twitter Email LinkedIn Pinterest Telegram Copy Link

Ouvir conteúdo

A Receita Federal lançou um alerta sobre um novo golpe envolvendo o CPF. Golpistas estão enviando e-mails fraudulentos para os contribuintes informando sobre supostas pendências nos documentos das vítimas. Os criminosos alegam que, se a situação não seja regularizada imediatamente, os CPFs serão suspensos.

Nas mensagens, os criminosos ameaçam com o bloqueio de contas, além de apontarem problemas com documentos oficiais, a exemplo do passaporte, e com a realização de transações bancárias.

“Essas ameaças são falsas e apenas visam pressionar a vítima a agir rapidamente”, informa a Receita..

Como funciona o golpe?

Publicidade

Nos e-mails, os golpistas utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, como logotipos e cores, além de usarem linguagem técnica. Também destacam em vermelho termos como “irregular” e “suspenso”. Os bandidos ainda exigem o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60.

Segundo a Receita, o prazo suposto prazo para a quitação da suposta multa é muito curto, geralmente inferior a 48 horas, o que assusta os contribuintes pela urgência. Essas mensagens também contêm links que direcionam para páginas falsas simulando portais oficiais do governo federal.

É importante destacar, no entanto, que as URLs desses sites usa domínios suspeitos, como “.mom” . As páginas oficiais da União, no entanto, têm a extensão “.gov.br”.

Exemplos de fraude

A seguir, veja alguns exemplos de mensagens falsas:

Umas das falsas mensagens enviadas pelos criminosos — Foto: Reprodução/Receita Federal

Outro exemplo de e-mail falso enviado pelos golpistas — Foto: Reprodução/Receita Federal

Como se proteger

As orientações da Receita Federal são:

Desconfie de mensagens suspeitas: a Receita Federal não solicita informações pessoais por e-mail ou mensagens de texto. Caso receba comunicações desse tipo, não forneça seus dados.
Evite clicar em links desconhecidos: golpistas utilizam links maliciosos que podem direcionar para sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no dispositivo da vítima.
Não abra arquivos anexos: e-mails fraudulentos frequentemente contêm anexos que podem instalar vírus ou coletar informações pessoais.

Verifique a autenticidade da comunicação: a Receita Federal utiliza exclusivamente os canais oficiais de atendimento, como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site www.gov.br/receitafedera l, para comunicar-se com os cidadãos.
Confira a URL antes: antes de acessar qualquer link enviado por e-mail, verifique se o endereço contém “gov.br”. URLs suspeitas, especialmente aquelas terminadas em “.mom”, indicam fraude.

Clique na estrela para avaliar esta publicação!
[Total: 1 Média: 5]

 

 

Brasil Golpe Utilidade pública
Siga-nos no Google News Siga-nos no WhatsApp
Compartilhar Facebook WhatsApp Email Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Copy Link

Posts relacionados

Brasil

INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

11 de julho de 20257.689 Views
Brasil

Golpe do ‘falso 14º salário’ mira aposentados do INSS às vésperas do pagamento da antecipação do 13º

19 de maio de 20256.329 Views
Brasil

URGENTE: Câmara suspende processo contra Ramagem por suposto golpe de estado, o que pode beneficiar Bolsonaro

8 de maio de 202516.870 Views
Últimas notícias

Conheça os golpes virtuais que mais fazem os brasileiros perder dinheiro

5 de maio de 202510.495 Views
Brasil

Novo escândalo: PF investiga desvio de R$ 2 bilhões no Caixa Tem em esquema de fraude digital

5 de maio de 20256.895 Views
Brasil

STF forma maioria para condenar mulher que riscou estátua; Fux e Zanin votam para diminuir pena

27 de abril de 20258.092 Views

Comments are closed.

Publicidade
Sobre nós
Sobre nós

O Portal Manaus 24 horas surgiu em 2018 com a proposta de informar os Amazonenses com responsabilidade, sempre de forma imparcial e independente.

Fale conosco:
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (92) 99336-3605
Link aqui > Whatsapp

Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Telegram Threads
Links úteis
  • Home
  • Fale conosco no Whatsapp
  • Política de privacidade
  • Redes sociais
  • Mídia Kit
  • Contato
Comentários recentes
  • accounts_leawn em Ministro André Mendonça dá aula de liberdade de expressão e pede vista, travando julgamento da regulamentação das redes sociais no STF; veja o vídeo
  • Diplomi_yjPn em Justiça do Amazonas suspende lei que impedia empresas de energia elétrica de protestar faturas de inadimplentes
Auditado por
Clique para acessar
Mais lidas

Ass4lto frustrado: l4drã0 é b4lead0 ao tentar render vigilante de banco

17 de junho de 2025

PM é bal3ad0 por crim1n0s0s ao lado do Consulado dos EUA em SP; veja o vídeo

13 de junho de 2025

C0nflit0 entre vizinhos termina em h0m1cídi0; veja o vídeo

13 de junho de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PMs impedem tentativa de 4ssalt0 e rendem crim1n0s0s 4rmados; veja o vídeo

2 de junho de 2025

Golpe do ‘falso 14º salário’ mira aposentados do INSS às vésperas do pagamento da antecipação do 13º

19 de maio de 2025

Isabelle Nogueira vai plantar mais de 700 árvores na Amazônia durante o Festival da Cunhã

19 de maio de 2025
© 2018-2025 Site desenvolvido por: M24H
  • Página Inicial
  • Últimas nóticias
  • Redes sociais
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.