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Início » Conheça os golpes virtuais que mais fazem os brasileiros perder dinheiro
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Conheça os golpes virtuais que mais fazem os brasileiros perder dinheiro

Portal Manaus 24hPor Portal Manaus 24h5 de maio de 2025Nenhum comentário7 Minutos de leitura10.013 Views
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“Mãe, tudo bem? Tive um problema com meu cartão, você consegue me enviar um pix de R$ 800 agora?”. Foi essa mensagem que a aposentada Lourdes Diana, de 77 anos, recebeu em seu WhatsApp em agosto do ano passado e a fez perder R$ 1 mil.

O contato, que usava a foto de sua filha de 36 anos, fez o pedido justamente na semana em que a mulher estava viajando. Sem desconfiar, a idosa fez a transferência pensando que estava ajudando a filha num momento de imprevisto. Mas era golpe.

Assim como Lourdes, 153 mil pessoas foram vítimas do “golpe do WhatsApp”, no Brasil em 2024, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O golpe das falsas vendas (150 mil vítimas) e do falso funcionário de banco (105 mil vítimas) completam o ranking das três abordagens mais comunicadas por clientes às instituições bancárias.

Prejuízo que, segundo o órgão, chega a R$10,1 bilhões, em 2024. Volume 17% maior do que o registrado no ano anterior quando essa perda foi de R$8,6 bilhões.

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Mas porque tantas pessoas ainda caem em golpes que não são novos? Segundo especialistas ouvidos pela DW, há três fatores principais: a capacidade de a internet atingir milhões de pessoas; o imediatismo e a capacidade dos golpistas de manipular as pessoas.

“Estatisticamente quanto mais pessoas você atinge, maior a possibilidade de essas pessoas caírem em golpes. O segundo ponto é a rapidez. A internet dá essa necessidade de ser tudo mais rápido, fazendo com que as pessoas nem pensem no que estão fazendo”, explica Wanderson Castilho, perito em crimes digitais. a terceira é a questão da tecnologia.

 

“Apesar de as pessoas usarem a internet diariamente, elas não têm noção da força que ela tem. Consequentemente, se usar algumas técnicas psicológicas, vai ser muito fácil manipular as pessoas”, completa.

Outra pesquisa feita sobre os golpes digitais no Brasil, aponta que 24% dos brasileiros com mais de 16 anos afirmaram já terem perdido dinheiro em golpes no último ano. Ou seja, isso representa quase um a cada quatro pessoas com mais de 16 anos.

Segundo o Instituto DataSenado, responsável pelo levantamento, são mais de 40,8 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.

A pesquisa foi feita por telefone, o que significa que muitas dessas vítimas podem não ter procurado a polícia ou a instituição bancária para relatar o golpe.

Os dois tipos de perfis que mais são vulneráveis aos golpes de crimes eletrônicos são as pontas das pirâmides, ou seja, os mais novos e os mais velhos, segundo os especialistas ouvidos pela DW.

“Os mais velhos não têm tanta intimidade com a tecnologia, porque o seu raciocínio está um pouco mais lento, são coisas completamente novas e eles tendem a acreditar mais, principalmente quando os criminosos se passam por alguém da família”, diz Castilho.

“Os mais novos, por outro lado, têm um excesso de confiança, porque estão nascendo dentro da tecnologia, e eles acreditam que sabem tudo, mas o conhecimento é muito raso, normalmente. E os criminosos sabem muito bem disso e sabem que esse público quer agilidade, facilidade e o mais barato”, completa o especialista.

 

Como são os golpes mais comuns

Golpe do WhatsApp

O golpe do WhatsApp acontece quando criminosos clonam a conta de WhatsApp da vítima.

Para obter o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo, o golpista envia uma mensagem se fazendo passar por algum tipo de serviço de atendimento ao cliente. Nessa mensagem é solicitado o código para a vítima, que, ao fornecê-lo, tem o número clonado.

Para evitar que o WhatsApp seja clonado é necessário habilitar no aplicativo a opção “verificação em duas etapas”. Assim, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo app. Essa senha não deve ser enviada para outras pessoas ou digitada em links recebidos.

Falsa venda

No golpe de falsa venda, os criminosos criam sites e páginas falsas de lojas nas redes sociais, e enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp.

Para não cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento a preços praticados muito abaixo dos cobrados pelo mercado. Também é importante tomar cuidado com links recebidos em e-mails e mensagens.

Falsa central bancária ou falso funcionário

Já nesse golpe, os criminosos passam por funcionários do banco ou empresa com a qual o cliente já tem um relacionamento. O estelionatário faz contato por telefone e diz haver algum tipo de problema na conta ou relata alguma compra irregular usando o cartão bancário.

A partir daí, ele solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. Em alguns casos, ele também pede para que a pessoa realize transferências financeiras alegando a necessidade de regularizar problemas na conta ou no cartão.

Para evitar cair nesse golpe, o cliente deve sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas. Os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, ou ainda que o cliente realize transferências ou pagamentos.

Ao receber uma ligação suspeita, o melhor é desligar e ligar nos canais oficiais do banco ou entrar em contato diretamente com o seu gerente.

Dados pessoais expostos

Vazamentos de dados que expõem informações pessoais e até mesmo senhas acendem um alerta ainda maior para os golpes virtuais. Munidos de mais informações importantes sobre pessoas e empresas, cibercriminosos aproveitam para agirem e fazerem mais vítimas.

“Os vazamentos de dados impulsionam muito os golpes, na medida em que o que os golpistas precisam de informações que tornem o contato deles crível. Se alguém te contacta, tem uma boa comunicação, um tom de voz adequado e quer confirmar nome completo, endereço, ela vai dando essas informações que conseguiu, por exemplo, através de um vazamento”, diz Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação.

“E do ouTro lado a pessoa tende a acreditar que é um contato de verdade. Por isso que esses vazamentos são tão ruins, porque dão muita munição para os golpistas”.

Como se proteger dos golpes

 

Medidas simples de “higiene digital” podem ajudar a evitar uma parcela expressiva das fraudes, como: ativar a verificação em duas etapas nos aplicativos; desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado; checar se um perfil comercial é recente e tem poucas opções de pagamento; e nunca compartilhar dados por mensagens ou ligações suspeitas.

“É importante lembrar que instituições financeiras jamais solicitam senhas ou códigos de autenticação”, lembra Rony Vainzof, professor especializado em direito digital, proteção de dados e segurança cibernética e conselheiro titular do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).

 

Segundo ele, como hoje grande parte dos dados cadastrais dos cidadãos já se encontram expostos, além de outras informações que podem ser coletadas em redes sociais pelos criminosos, somado ao uso da Inteligência Artificial, a prática de engenharia social tornou-se significativamente mais fácil.

“Isso exige um grau de atenção e cautela muito maior por parte das pessoas em suas interações”, diz Vainzof.

Ainda de acordo com o especialista, tomar os cuidados pessoais é importante, mas superar esse cenário exige mais do que medidas pontuais ou reações isoladas.

“É necessário estruturar uma política nacional de cibereducação, fortalecer os mecanismos de normatização e garantir que a Lei Geral de Proteção de Dados seja aplicada, bem como a repressão contundente contra os criminosos”, diz.

Com informações do G1/Tecnologia.

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