_____________ Ouvir conteúdo ______________
O HMPV, ou Vírus Metapneumoviral Humano, está causando um aumento nas infecções respiratórias, especialmente na China. Seus sintomas, semelhantes aos da COVID-19, podem dificultar o diagnóstico, exigindo atenção redobrada na diferenciação.
A circulação do metapneumovírus humano (HMPV) na China tem causado preocupação e é alvo de monitoramento por autoridades no país. Hospitais lotados com infectados por esse vírus respiratório, com sintomas semelhantes aos da Covid-19, viralizaram nas redes sociais.
De acordo com o jornal O Globo, o número de casos de HMPV está aumentando entre crianças na China, segundo informações da mídia estatal chinesa.
É fundamental adotar medidas de prevenção, como higiene das mãos e uso de máscaras, além da vacinação para outras doenças respiratórias. Conheça mais sobre o HMPV, os cuidados recomendados e como agir em casos de sintomas respiratórios. Informe-se e mantenha-se seguro.
A infecção viral pode causar sintomas do trato respiratório superio, como resfriados, bem como infecções pulmonares graves. Conforme a mídia local, atualmente, essa é uma das quatro infecções virais mais comuns entre os pacientes de hospitais na China.
Segundo agências internacionais, chineses monitoram o HMPV desde dezembro. Até o momento, a origem do vírus é desconhecida.
O vírus tem infectado principalmente crianças e se espalhou pelo Norte da China. Órgãos de saúde começaram a implantar medidas de emergência para impedir o aumento da circulação, mas conforme reportado pelo jornal britânico The Independent, o governo de Pequim, capital da China, definiu o momento como uma ocorrência sazonal.
Na última sexta-feira (3), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que infecções respiratórias tendem a ter picos durante o inverno.
HMPV
O HMPV, ou Vírus Metapneumoviral Humano, é um agente patogênico que provoca infecções respiratórias agudas. Recentemente, a China tem registrado um aumento significativo de casos de HMPV, levando a preocupações na comunidade médica e entre a população.
O HMPV é um vírus que causa doenças respiratórias como rinite, sinusite, pneumonia e bronquite, e é similar à gripe. Ele foi descoberto pela primeira vez em 2001, conforme artigo científicos.
Os sintomas mais comuns são tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e nariz entupido e escorrendo.
A doença é transmitida em contato direto com alguém infectado ou pelo contato com superfícies contaminadas. O metapneumovírus é mais comum em crianças e pessoas idosas.
Sintomas Semelhantes à COVID-19
Os sintomas do HMPV podem se assemelhar aos da COVID-19, incluindo tosse, febre e dificuldade para respirar. Essa semelhança torna o diagnóstico mais complicado, uma vez que os profissionais de saúde precisam diferenciar entre as duas condições. A confusão pode resultar em um atraso no tratamento adequado, intensificando assim os cuidados necessários.
Medidas de Prevenção e Cuidados
Com o surto em curso, é essencial que as pessoas estejam cientes das medidas de prevenção. A higiene das mãos, uso de máscaras em locais públicos e a vacinação contra outras doenças respiratórias são algumas práticas recomendadas. A detecção precoce dos sintomas e a busca por ajuda médica podem ajudar a controlar a disseminação do HMPV, assegurando que os pacientes recebam o tratamento certo o mais rápido possível.
Com informações de Oglobo
#Saúde #Brasil #Mundo #Saúde