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Início » Saiba se você foi vítima na fraude do INSS e como conseguir dinheiro de volta
Brasil

Saiba se você foi vítima na fraude do INSS e como conseguir dinheiro de volta

Portal Manaus 24hPor Portal Manaus 24h25 de abril de 2025Nenhum comentário3 Minutos de leitura9.142 Views
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fraude do INSS
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A recente fraude do INSS bilionária acendeu o alerta entre milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. A operação revelou que entidades aplicavam cobranças irregulares de mensalidades associativas sem consentimento dos beneficiários. A gravidade do caso resultou até na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Na quarta-feira (23), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que investiga descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS por organizações da sociedade civil. Entre 2019 e 2024, essas entidades descontaram R$ 6,3 bilhões de segurados do INSS, mas a parcela desse montante que decorre de descontos ilegais não foi divulgada.

Após a operação, o governo suspendeu todos os acordos de cooperação técnica que permitiam retiradas mensais por organizações da sociedade civil. Mesmo assim, é recomendado que o segurado exclua o desconto.

Se você é aposentado ou pensionista e está em dúvida se foi prejudicado, veja abaixo como verificar se houve desconto indevido no seu benefício e o que fazer para recuperar o dinheiro perdido.

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Passo a passo: como saber se houve desconto indevido na fraude do INSS

1. Acesse o app ou site Meu INSS e faça o login com CPF e senha do gov.br;

2. Na página principal, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;

3. Vão aparecer opções, selecione excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.

4. Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário. Após atualizar os dados, selecione Avançar.

5. Leia as instruções e escolha Avançar.

6. Informe os dados solicitados e clique em Avançar.

7. Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.

8. Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.

9. Confira os dados informados no requerimento e clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”. Logo após, clique em Avançar.

O serviço também pode ser solicitado pela Central 135, assim como diretamente às entidades associativas.

Como bloquear?

Para evitar futuros descontos, é possível pedir o bloqueio do benefício para mensalidade associativa. Veja como fazer:

    1. No Meu INSS, acesse a opção “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
    1. Faça login com CPF e senha do Gov.br;
    1. Siga as instruções para confirmar o bloqueio;

Esse procedimento atua como um pré-cadastro que impede novas autorizações de desconto sem o consentimento expresso do titular.

O INSS recomenda a abertura de uma reclamação na ouvidoria do órgão, pelo telefone 135 ou no próprio site ou aplicativo Meu INSS. O segurado também pode procurar a plataforma Fala.br, da CGU, que unifica a ouvidoria de diversos órgãos federais.

O aposentado ou pensionista também deve registrar uma ocorrência no Portal do Consumidor. Isso porque a entidade que fez os descontos indevidos podem ser suspensas e até ter o contrato com o INSS rescindido, caso o volume de queixas e de sanções seja grande.

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