______________ Ouvir conteúdo _______________
O efeito do vídeo feito pelo deputado federal Nikolas Ferreira, do PL, foi devastador, o vídeo já conta com mais de 275 milhões de acessos. E o Governo Lula decidiu revogar o monitoramento das movimentações por Pix.
Na gravação que foi compartilhada na última 3ª feira (14.jan), Nikolas Ferreira afirma comenta sobre o decreto do governo que pretendia monitorar as movimentações do PIX caima de 5 mil. O número de visualizações do vídeo é maior que a população brasileira, que possui 212,6 milhões de habitantes, de acordo com o último Censo demográfico.
A informação foi revelada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e foi postada pelo Portal Metrópoles. O Governo Federal vinha tentando rotular o monitoramento do Pix de fakenews, mas após o vídeo de Nikolas Ferreira viralizar, Lula decidiu arregar.
A normativa da Receita sobre o Pix passou a valer no início de janeiro. Apesar de o governo alegar que o objetivo era coibir grandes sonegadores, formou-se na opinião pública a noção de que as mudanças fechariam o cerco sobre trabalhadores informais, obrigando-os a pagar Imposto de Renda sobre suas movimentações.
Em entrevista coletiva convocada para a tarde desta quarta, Haddad criticou o que chamou de fake news em torno do tema e disse que o presidente Lula (PT) vai editar uma Medida Provisória que “garante a não tributação do Pix, e o sigilo [bancário] na forma da legislação aplicada”.