Ouvir conteúdo ▼
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade no Brasil na tarde desta quarta-feira (11). Também há relatos de problemas no Messenger e no WhatsApp Business. Os relatos de instabilidade no WhatsApp começaram por volta das 14h30.
O problema parece afetar principalmente o WhatsApp Web, versão do mensageiro para computador. A pane também afeta as redes sociais Instagram e Facebook, que apresentam instabilidades ao publicar postagens, exibir stories, fazer curtidas em publicações e enviar comentários, por exemplo, inclusive pelo Meta Business.
Os problemas são relatados por usuários de internet no X (antigo Twitter), no qual as redes sociais da Meta estão entre os assuntos mais comentados. No Google Trends, ferramenta do Google que mede a popularidade das buscas, “whatsapp” e “whatsapp fora do ar” estavam entre os tópicos com maior volume de pesquisas por volta das 16h.
A Agência Brasil procurou a Meta, e teve como resposta o posicionamento de um porta-voz do WhatsApp:
“Estamos cientes de alguns problemas para acessar o WhatsApp. Estamos trabalhando ativamente em uma solução e começando a ver um retorno à normalidade para a maioria dos usuários. Esperamos que tudo esteja normalizado em breve.”
A Meta confirmou que a empresa está ciente da instabilidade em alguns serviços. Esta pessoa também nos disse que equipes estão trabalhando para colocar as plataformas novamente no ar.
O site Downdetector, que reúne alertas de problemas em sites e plataformas, registrou mais 70 mil reclamações de usuários no Brasil sobre dificuldades para enviar mensagens pelo aplicativo. Ainda de acordo com o Downdetector, a maioria das pessoas (69%) relatava dificuldades para enviar mensagens, além de problemas para fazer login no WhatsApp.
No Instagram e no Facebook, as notificações de problemas passaram de 3.400 e 1.300, respectivamente. A queda das três plataformas da Meta foi um dos assuntos mais comentados no X na tarde desta quarta-feira, com várias pessoas criando memes.
Também há queixas publicadas no X (ex-Twitter).
O Google Trends, que reúne tendências do buscador, também atestou os sinais da indisponibilidade, com os seguintes termos em alta na última hora: “whatsapp downdetector”, “whatsapp caiu hoje”, “whatsapp fora do ar”, “instagram fora do ar”, “instabilidade instagram”, “instagram problemas”, “facebook fora do ar” e “facebook caiu”
Em nota enviada às 15h42, a companhia disse:
“Estamos cientes de alguns problemas para acessar o WhatsApp. Estamos trabalhando ativamente em uma solução e começando a ver um retorno à normalidade para a maioria dos usuários. Esperamos que tudo esteja normalizado em breve.”
– Meta
O problema começou por volta das 15h00, de acordo com a plataforma DownDetector, e parece afetar todas as plataformas do conglomerado de Mark Zuckerberg.
Agência Brasil